Último outono.Não muito alegre, mas nem tão triste, apenas um outono diferente.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

os índio querem terras de agricultores


Você acha justo , que índios retomem terras de agricultores que estão com a posse da escritura a mais de quarenta anos? Sujeito trabalha uma vida inteira, leva mais de trinta anos para conseguir comprar um lugar para morar, trabalhar e sustentar sua família, e, sem mais nem menos, chegam os índios, não se sabe de onde e invadem suas terras.
Se for assim, não seriam todas as terras brasileiras indígenas? Eles não foram os primeiros habitantes desse lugar? Já não é imensa a área que os pertence, mas que, no entanto muito pouco é aproveitado?. Ou é desmatado para plantarem pouca coisa, ou simplesmente fica abandonado. Isso prova que eles já têm terra suficiente para tirar dali o seu sustento. Mas o que fazem: vem com uma história de que as terras são suas por direito, e não percebem que a 40 ou 50 anos alguém pagou por elas, construiu uma vida em cima desta propiedade. Ficam alheio ao sentimento de milhares de agricultores e agricultoras, que ficam sem poder de reação, vendo estupefacto toda uma vida ser destruída. Crianças ficam sem um futuro certo, pois essas terras não podem ser indenizadas, por supostamente pertencerem aos índios, e sendo assim, muito pouco é conseguido de indenização.
O governo faz muito pouco para resolver essa questão. Aparentemente parece ficar mais com os índios que ao lado dos agricultores. Esse impasse não é de hoje, tudo começou no governo Fernando Henrique Cardoso, quando uma lei foi criada para retomar terras pertencentes aos índios.
Lula, que anda com sua popularidade em alta, poderia, se quisesse, dar um basta, nessa vergonhosa situação. Acabar de vez com essas desapropiações e então deixar na terra quem realmente quer trabalhar. Quem viveu toda uma vida numa comunidade e agora está na eminência de ser despejado vergonhosamente.


Paulo Borges.


O problema é que o Lula está desapropriando terras produtivas e doando-as aos índios.


Agricultores compraram terras, trabalharam nelas, montaram todo um negócio de produção, e agora um Presidente resolve desapropriá-los.

Por que demarcaram terras que tinham donos e que eram produtivas, como terras indígenas?

Isso é caso de polícia. Mas, como é o próprio Presidente do país que está cometendo tal crime - o crime de tirar um bem imóvel de seu proprietário - a polícia não pode prender os invasores. Sendo assim, não tendo quem os proteja, os agricultores se armam para defender as suas terras legitimamente adquiridas.


Não são todos, mas a maioria dos índios não gosta de trabalhar, de produzir. Eles querem mesmo é vender as riquezas que as terras proporcionam, sem trabalhar, e circular de Rolex e utilitários robustos.

Praticamente a metade de um Estado brasileiro vai ser entregue a um grupo étnico, que a transformará em terras improdutivas.


Pergunta: Onde está a parte instruída da população? Ela vai continuar calada? Neste momento, isso está acontecendo lá nas terras agrícolas do Norte do país. Mais tarde, vai acontecer c/ os nossos apartamentos nas cidades. Duvidam? Vide a extinta URSS, Coréia do Norte, Cuba etc. Exemplos não faltam.


Condensado de YAHOO BRASIL respostas

Arquivo do blog